Participar de feiras e exposições são grandes oportunidades para atrair novos clientes e fechar negócio, mas com tantas opções disponíveis nesse tipo de evento, como tornar o seu Stand mais atrativo?
Por ser um excelente ambiente para a criação de relacionamento com pessoas, o stand de feira também abre possibilidades para solidificar o relacionamento com clientes já fidelizados, fortalecer a marca da sua empresa e pesquisar como anda o seu mercado.
No entanto, existe um processo para conquistar os melhores resultados e para isso, o primeiro passo é encarar a feira com profissionalismo, pensando no retorno do investimento pela qualidade das pessoas que você vai atrair para o seu stand e não pela quantidade.
Nesse ambiente de interação é preciso estar preparado, a conversa com cada pessoa que se aproxima do stand deve ser agradável e objetiva, por isso: engajamento, pró-atividade e planejamento são palavras chave no comportamento do expositor e de sua equipe.
A empresa que participa de exposições sabe que precisa ficar atenta a inúmeros detalhes até minutos antes de começar o evento. Pensando nisso, elaboramos algumas etapas para você considerar na hora de organizar o seu stand para feira e conquistar seus objetivos com este evento.

1 – Faça o seu planejamento estratégico:
Antes de iniciar qualquer ação é necessário traçar um perfil detalhado de tudo que se pretende conquistar com a exposição para evitar riscos de não alcançar bons resultados, e o pior, perder o investimento realizado na feira. Por isso, o primeiro passo é fazer um planejamento estratégico e colocar todos os itens em pauta, por exemplo:
- Qual é o meu objetivo?
- Quanto posso investir?
- Como será a divulgação?
- Quem fará parte da minha equipe?
O planejamento estratégico reúne todas estas informações em uma planilha, para facilitar a visualização de cada etapa do projeto, contendo essas ações da maneira mais específica, detalhada e completa possível, com seus respectivos responsáveis e períodos de execução. Em outras palavras é um plano de ação.
O planejamento estratégico facilita o andamento do processo de execução.

2 – Defina qual é o seu objetivo com essa exposição:
Antes de iniciar a organização do seu stand você deve estabelecer a sua meta para este evento. Por exemplo: você pretende gerar conversão ou gerar tráfego?
Se você quer fechar negócios prefira um ambiente agradável com salas reservadas e mobiliários confortáveis.
Agora se você quer que seu produto seja conhecido pelo maior número de pessoas qualificadas, invista na exposição dos produtos e facilite a circulação dentro do seu stand.
Opte por um projeto que esteja alinhado com o seu objetivo.

3 – Considere a localização e a aparência do seu stand:
Escolher um bom posicionamento para o seu stand na feira é um fator determinante, já que a localização influencia significativamente o tráfego de pessoas próximo ao seu stand.
Em contrapartida, a boa aparência do stand motiva as pessoas a decidirem parar, entrar e iniciar uma conversa com sua empresa. Por isso, a contratação de uma montadora de stand é fundamental.
Além da experiência no setor de montagem de stands para feiras e eventos a empresa precisa ser eficiente e parceira.

4 – Selecione pessoas que gostam de trabalhar com o público:
A equipe deve estar preparada para a exposição, e garantir que o seu pessoal esteja bem treinado e realmente engajado com a proposta é um dos principais fatores para efetivar o sucesso da sua empresa na feira.
Uma equipe experiente no atendimento ao público e com prática em relacionamento corporativo são alguns fatores determinantes para gerar uma conversa proveitosa entre sua empresa e seus potenciais clientes.
Portanto, garanta que seu staff tenha perfil para desenvolver essa função, tenha clareza sobre quais são as metas para essa feira e, finalmente, o que eles precisam fazer para ajudar a alcançá-las.
Ter pessoas prontas para informar e negociar é fundamental para manter uma boa comunicação com possíveis clientes dentro do stand.

5 – Use a criatividade para despertar o interesse e atrair visitantes:
Permita que os visitantes do seu stand vejam, toquem, sintam, escutem ou experimentem o seu produto ou serviço, e um grande diferencial é utilizar tecnologias e mecanismos de interatividade, como jogos eletrônicos, quiz e ferramentas que possam aguçar a curiosidade de quem passa, e assim proporcionar uma experiência positiva.
A demonstração efetiva do que é o seu produto ou serviço, é uma etapa extremamente importante para a decisão de compra. Por isso, proporcione aos seus visitantes a sensação de terem adquirido o seu produto ou serviço.
Garantir que as pessoas que visitarem o seu stand possam experimentar o seu produto ou serviço é essencial para tirar objeções.

6 – Distribua brindes e amostras do seu produto ou serviço:
Nas feiras e exposições existem muitos visitantes dispersos pelos corredores e uma ótima estratégia é manter uma equipe oferecendo amostras e brindes para direcionar tráfego para o seu stand. Essa distribuição de material associada a informação relevante filtra o público mais interessado na sua proposta.
A oportunidade de fechar negócio nesse ambiente é quase que imediata, o que garante o melhor retorno sobre investimento. Além disso, essa é uma estratégia indispensável para consolidar sua marca junto aos visitantes.
Mas lembre-se: amostras e brindes oferecidos devem estar relacionadas à imagem da sua empresa e ter conexão com o seu produto ou serviço.
Para ambientes de negociação nada melhor do que criar um espaço amistoso e descontraído. Por isso, muitas empresas optam por oferecer chopp, refrigerante ou bebidas quentes enquanto fazem a negociação ou a demonstração do seu produto.
É importante salientar que apesar de todos os benefícios proporcionados por esse tipo de estratégia, ela só é efetivamente bem sucedida quando os brindes são interessantes, criativos, úteis e, principalmente, que tenham relação com a proposta da sua empresa.
Alguns exemplos de brindes inovadores:
- Kit de carregadores USB: brindes tecnológicos chamam a atenção do público;
- Fones de ouvido: itens personalizados agradam os visitantes;
- Pen drives: brinde funcional de extrema necessidade;
- Ecobags: mostra a preocupação da sua empresa com o meio ambiente;
- Squeeze: brinde muito útil tanto para o dia a dia quanto para a prática de esportes.

7 – Mantenha o foco na simplicidade do seu stand:
Para causar uma boa impressão aos visitantes, pense naquela famosa frase que diz: “menos é mais”, por isso não abuse das informações visuais que vão compor o ambiente para não pesar na apresentação.
Na hora de definir o layout das instalações do seu stand prefira usar uma única imagem em tamanho maior, para se destacar dos outros stands, do que várias pequenas ilustrações concentradas em um único lugar, que não agregam e ainda poluem visualmente.
E sobre as frases, opte por um slogan de simples e objetivo, que posiciona o seu negócio no mercado, pois ele causará melhor repercussão e o efeito visual mais positivo do que vários blocos de texto espalhados pelo stand.
Uma imagem grande produzirá um impacto muito maior do que várias imagens pequenas.

Lembre-se que todas as escolhas devem ser pensadas de acordo com o seu negócio e o seu público. Não necessariamente um stand imponente é aquele que trará mais resultados, mas sim um conjunto de ações pensadas para o alcançar o seu objetivo.
Planejamento e dedicação são os fatores mais importantes para quem pretende participar de uma feira.
Em 18 anos de experiência no mercado nacional e internacional, a C+plus Stands desenvolve com excelência projeto e montagem de stand para feiras e eventos corporativos com melhor custo benefício para o seu projeto, além disso, contamos com uma equipe de especialistas na concepção de ambientes temáticos e instalações cenográficas para exposições, mostras, inaugurações e shows.